27 de maio de 2009

Manifestações Culturais I

Congos de Calçola de Ponta Negra

.
O Rio Grande do Norte também recebeu influências culturais de outros povos. Aqui floresceu diversas manifestações da cultura popular, fandangos, autos, mamulengos, todos de grande beleza. Um universo de beleza.
Encontramos cultura na Cidade do Natal, não há somente praia e sol na terra de Câmara Cascudo. Cultura Popular que resiste na herança de Manoel Marinheiro, Chico Daniel, Câmara Cascudo e no exemplo do administrador sintonizado com os anseios do povo natalense, prefeito dos autos populares: Djalma Maranhão.
CONGOS DE CALÇOLA
Os congos de calçola apresentam uma trajetória rítmica Africana de Angola. Os congos do estado têm como motivo comum a representação da Rainha Ginga, soberana africana. Em Natal se destaca o congo de calçolas da praia de Ponta Negra.
O Congo de Calçolas da praia de Ponta Negra, pode ser contacto através de José Pedro Correia.
CABOCLINHOS
Manifestação popular expressa nos dias de folia carnavalesca. Dança que lembra os grupos indígenas. Alguns fatores que distingue os “Caboclinhos” de outras “tribos” nas apresentações dos dias de carnaval: ... não se vestem de penas; o ritmo de seus bailados é mais alegre e vibrante, não usam arco e flecha apenas como instrumento de guerra, mas, sobretudo, como instrumento musical, que lhes dá o ritmo para suas danças, realizadas ao som de gaita ou pife, que chamam flauta.
ARARUNA
A Sociedade Araruna de Danças Antigas Semi-Desaparecidas nasceu como entidade, com estatuto e sede própria a partir de 1959. O grupo de danças do Araruna apresenta-se geralmente, com oito a dez pares de dançarinos. Apresentam danças aristocráticas de salão, diversos números, alguns dos quais tipicamente folclóricos, outros, folclorizados. Xote, valsa, polca, são dançados ao lado do “caranguejos”, “bode”, “besouro”, besouro, “araruna”. O acompanhamento das danças é de sanfona e instrumentos de percussão.
Fonte: Deífilo Gurgel/Anuário de Natal – Continuaremos com outras Danças e Manifestações Culturais.
Fonte: Blog Natl de ontem!

Um comentário:

Anônimo disse...

esse texto me ajudou muito na minha pesquisa escolar!!!!!!!iup;;;